PROJETOS 1º AO 5º


Título: Oras Bolas

Turma: 3º ano 2  - Professora: Andréa de Souza.

Disciplinas: Geografia e Língua Portuguesa.

Objetivos: _  Proporcionar atividades que auxiliem a criança a ampliar sua noção de localização(onde me situo neste espaço em que vivemos)
                 - Conhecer diferentes conceitos através da musica.
                 - Retirar informações contidas num texto(oral e escrita)
                 - Trabalhar palavras chaves retiradas da musica para construção de fichas sementes.
                  - Utilizar a música com recurso de aprendizagem.
                   - Responder questões relacionadas a música de acordo com sua realidade: nome, endereço, bairro em que mora....
                    _ explorar através de desenhos noções de inclusão.



1º momento: Mostrar o clip da musica Ora Bolas(Palavra Cantada). Cantar com a turma.

Oi, oi, oi... Olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil, ta na América do Sul continente cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta!O planeta é uma bola que rebola lá no céu
(bis)


2º momento:- Ilustrar a música
                   -fazer a interpretação oral e/ou escrita da musica..
                     -  Responder questões relacionadas com a música de acordo com sua realidade(tarefa para fazer com a família)
                    
Inspirada na letra da musica “Ora Bolas”, do grupo Palavra Cantada, responda de acordo com sua realidade:

Oi,oi,oi.... olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino!

Quem é esse menino? Esse(a) é o(a) estudante:___________________
Onde ele mora? Mora lá naquela casa!
Onde está a casa? A casa está na rua__________________________
Onde está a rua? A rua está no bairro_________________________
Onde está esse bairro? Dentro da cidade de_____________________
Onde está a cidade? Do lado de outras cidades como:__________________e ________________________
Onde estão essas cidades? Dentro do estado de ___________________
Que fica dentro do _______________________. E onde está o Brasil? Na América do Sul, cercado de oceanos, no planeta _________________
E como é esse planeta? O planeta é redondo como uma bola.



3º momento:   Pedir para que elas representem a casa, a rua, a cidade, o país com  círculos, um dentro do outro, através desenho. Apresentar para o grupo. Explorar com as crianças a noção de inclusão: a casa, que está na rua, que por sua vez, faz parte de um bairro, etc.


4º momento: Construir fichas sementes com palavras chaves  propostas pelas crianças. Criar outras palavras a partir destas, criar frases usando as fichas sementes.


5º momento: Voltar com as crianças à letra da música e propor uma paródia, utilizando informações da nossa realidade. Escrever a paródia coletivamente.  Em equipes, ilustrá-la em folha A3 . Encadernar as produções construindo, assim, um livro.


momento: gravar as crianças cantando a musica(paródia). Passar para um DVD, juntamente com o vídeo da música original.


momento: após livro e DVD prontos, cada criança levará o livro para casa para compartilhar suas descobertas com a família.




C    


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário